A décima edição do BioBlitz está em curso até o próximo domingo no Parque de Serralves. O evento reafirma o seu compromisso de “educar e sensibilizar” para a biodiversidade, permitindo aos visitantes explorar a fauna e a flora do parque através de abordagens científicas e artísticas. Mais uma vez, o Município do Porto marca presença no evento, apresentando os jardins e animais da cidade por meio de jogos e atividades lúdicas.
A iniciativa, organizada em parceria com a Lipor e os municípios associados, teve lugar ao longo da semana, principalmente para a comunidade educativa, mas abre as suas portas este fim de semana para famílias e o público em geral. Os visitantes poderão participar em diversas exposições, oficinas científicas e pedagógicas, visitas temáticas, expedições de campo com investigadores e especialistas, atividades independentes e assistir a vários espetáculos em diferentes áreas do parque.
O Município do Porto está presente no evento com várias atividades, incluindo as oficinas “Liga-te à Natureza e Jardim de Animais”, destinadas a alunos do 1.º ciclo e organizadas pela Equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto. Na sexta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Araújo, marcou presença no evento e testemunhou o grande interesse nas iniciativas promovidas pela autarquia e por outros participantes.
No domingo, a Equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto oferecerá novamente a oficina “Jardim de Animais” para famílias e o público em geral. Esta atividade proporcionará aos participantes um melhor conhecimento sobre alguns dos animais que habitam nos parques e jardins do Porto, através de jogos e atividades imaginativas. A oficina terminará com a construção de animais usando elementos naturais.
O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de destaque na sensibilização para a biodiversidade, integrando a Agenda da Sustentabilidade, com base nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”, e da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade COP16.
Em 2023, o evento atraiu 56.405 pessoas para Serralves, o maior número de participantes até então, segundo os organizadores. A participação é gratuita.
Foto: Guilherme Costa Oliveira