Foi há 21 anos que o mundo registou um dos momentos mais marcantes do século XXI. Eram 8h46 da manhã, hora local, quando o primeiro avião embateu na torre norte do World Trade Center. O boeing, que saiu de Boston com direção a Los Angeles, foi tomado por terroristas, que desviaram a aeronave e a levaram a embater naquele complexo empresarial, composto por sete construções.
Rapidamente o evento tomou conta dos meios de comunicação social do mundo inteiro, que pensaram tratar-se de um acidente. E foi já em direto que o planeta assistiu ao embate da segunda aeronave, 17 minutos depois do primeiro atentado. Às 9h03, um segundo boeing, na mesma rota do primeiro, embateu na torre sul.
Foi nesse momento que as suspeitas de um atentado terrorista se confirmaram. Mas os ataques não pararam. Às 9h37, uma terceira aeronave, que tinha partido da capital Washington com direção a Los Angeles, atingiu o Pentágono.
Cerca de meia hora depois, um quarto avião caiu na Pensilvânia, depois dos passageiros terem lutado contra os terroristas. As investigações iniciais apontavam que o destino seria a Casa Branca, casa oficial do presidente dos estados unidos, mas as autoridades apuraram que o alvo seria o Capitólio, a sede do congresso norte-americano.
Na memória fica ainda o colapso das duas torres, o que levou ao pânico em Manhattan.