143 casos de varíola dos macacos em Portugal
143 casos de varíola dos macacos em Portugal

143 casos de varíola dos macacos em Portugal

Partilhar:

Texto escrito por Mariana Melo

Nas últimas 24 horas foram registados mais 5 casos de Monkeypox, o que fez subir para 143 o número de casos no país.

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, informa a autoridade de saúde, acrescentando que a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS aconselha a quem tiver sintomas e sinais compatíveis com a doença, sobretudo se tiver tido contacto próximo com alguém que possa eventualmente estar infetado, para entrar em contacto com centros de rastreio de infeções sexualmente transmissíveis, recorrer a serviços de urgência para aconselhamento e avaliação ou ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

A infeção pode ser transmitida através de contacto físico próximo, incluindo o contacto sexual.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Perante suspeita de um caso a DGS recomenda a privação de contactos próximos, higienização e desinfeção de objetos de uso pessoal, tais como vestuário e roupas de cama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.