32.º Curtas de Vila do Conde traz cinema de autor e novidades à cidade
32.º Curtas de Vila do Conde traz cinema de autor e novidades à cidade

32.º Curtas de Vila do Conde traz cinema de autor e novidades à cidade

Partilhar:

O 32.º Curtas de Vila do Conde, que decorre de 12 a 21 de julho, coloca novamente a cidade no epicentro do cinema de autor. Uma das grandes novidades deste ano é a “carta branca” dada aos realizadores em foco, desafiando-os a contribuir para a programação do festival. Mário Micaelo, diretor do evento, destaca a qualidade e a quantidade de convidados para retrospetivas e exposições, elevando o prestígio do festival.

Entre os destaques estão Elina Löwensohn e Bertrand Mandico, que terão retrospetivas de seus trabalhos. Morgan Quaintance apresenta a exposição “Efforts of Nature IV”, enquanto o galego Alberto Vásquez traz sua animação desconcertante ao festival.

A secção New Voices apresenta jovens talentos como Laura Ferrés e Yorgos Zois, ampliando a diversidade da programação. O festival também destaca o documentário de animação “Percebes” de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que estreia em Portugal após vencer o prémio de animação em Annecy.

Curtas premiadas em Cannes, como “As minhas Sensações são todo o que tenho para oferecer” de Isadora Neves Marques, “O Jardim em Movimento” de Inês Lima e “Mau por um Momento” de Daniel Soares, também estarão em exibição.

Pedro Caldas retorna com “Sara, Manuel e João”, enquanto David Pinheiro Vicente estreia “Os Caçadores”. O festival ainda conta com estreias de realizadores como Diogo Costa Amarante e novos talentos da competição nacional.

Na Competição Internacional, mais de 5000 filmes foram selecionados, com destaque para “Friadlad” de Andrea Sanchez, e outros premiados em Cannes, Roterdão e Locarno.

A secção Stereo apresenta novidades como um laboratório tutorado por Rafael Toral e a interpretação ao vivo das bandas sonoras dos filmes de João González. Rodrigo Areias, Lula Pena e Filipe Melo também trazem performances únicas ao festival.

O Curtas de Vila do Conde promete um evento diversificado e enriquecedor, com secções paralelas como o Curtinhas, encontros com realizadores, masterclasses e o fórum de coprodução de animação, tornando-se um ponto de encontro para amantes do cinema de todo o mundo.

Foto: Curtas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *