A ponte 516 Arouca encontra-se entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE – International Association for Bridge and Structural Engineering na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis. A informação foi divulgada na passada semana no sítio da internet da organização.
A 516 Arouca – Ponte Suspensa é a única infraestrutura portuguesa constante nesta categoria. As restantes pontes finalistas encontram-se localizadas na Suécia (Shipyard Bridge), China (Hemei Bridge e Haixin Bridge), Coreia do Sul (Y-Shaped Suspension Bridge) e Reino Unido (Esperance Bridge).
A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4.000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas em todo o mundo.
Os vencedores serão conhecidos a 17 de Novembro deste ano, numa cerimónia que decorrerá em Zurique (Suíça).
“É sempre com enorme orgulho e satisfação que vemos o trabalho que desenvolvemos reconhecido ao mais alto nível”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, acrescentando: “Sentimo-nos já vencedores por termos conseguido estar entre as seis melhores pontes para peões e bicicletas a nível mundial”.
Por sua vez, António Tadeu, do ITECONS, entidade projectista da ponte, sublinha “Sinto um grande orgulho pelo trabalho realizado pela equipa do Itecons. A ponte 516 Arouca ao ser incluída como uma das finalistas dos prémios atribuídos pela associação IABSE, demonstra o reconhecimento internacional do trabalho técnico e científico realizado. Trata-se de uma distinção que premeia toda a Engenharia Portuguesa”.
Inaugurada a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca, situada na zona nascente do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, nas imediações dos Passadiços do Paiva, é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. Erguendo-se 175 metros de altura acima do rio Paiva, tem um vão de 516 metros, largura de 1,2 metros. Atualmente já contou com a presença de 120 mil visitantes.