70 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia podem ser visitados nos dias 2 e 3 de julho
70 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia podem ser visitados nos dias 2 e 3 de julho

70 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia podem ser visitados nos dias 2 e 3 de julho

Partilhar:

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia da Covid-19, o Open House Porto (OHP) está de regresso para “celebrar a arquitetura e as cidades”. Serão dois dias de visitas gratuitas, no fim de semana de 2 e 3 de julho de 2022, com a seleção dos espaços desta 7ª edição a cargo dos curadores Graça Correia, arquiteta, e o historiador Joel Cleto.

Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

Durante um fim de semana, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela organização do evento nas cidades. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA)-Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Formatos de visita

  • Visita livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;
  • Visita acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;
  • Visita comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de acesso às visitas

  • O acesso à grande maioria das visitas será sem marcação, por ordem de chegada.
  • Excecionalmente, alguns espaços poderão exigir (total ou parcialmente) a pré-marcação/reserva para acesso às visitas. As reservas estarão disponíveis para submissão, no site do evento, a partir do dia 28 de junho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão.
  • Para efetuar a reserva, deverás entrar no menu “roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.