Nova linha de metro em São Mamede com concurso previsto para novembro de 2025

Nova linha de metro em São Mamede com concurso previsto para novembro de 2025

21/12/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta sexta-feira que o concurso para a conceção e construção da nova linha de metro que ligará São Mamede de Infesta à Senhora da Hora poderá ser lançado em novembro de 2025. A informação foi confirmada pelo consórcio responsável pelo estudo, formado pelas empresas GRID e Ayesa, e pela Metro do Porto.

Cronograma e próximos passos

Segundo comunicado enviado pela autarquia, os estudos prévios e os estudos de impacto ambiental estarão concluídos até novembro de 2025. Após esta fase, será lançado o concurso público internacional para a execução da obra. A expectativa é que os trabalhos no terreno tenham início em 2027.

O projeto prevê uma linha com 6,55 quilómetros de extensão e oito estações: IPO, ISCAP, São Mamede de Infesta, Pedra Verde, Elaine Sanceau, Xanana Gusmão, São Gens, Senhora da Hora e Estádio do Mar.

Além disso, está planeado um grande espaço intermodal na estação da Senhora da Hora, com os troços da linha a serem definidos entre opções subterrâneas e à superfície.

Investimento e financiamento

A nova linha de São Mamede insere-se na expansão anunciada pela Metro do Porto em outubro de 2023, que representa um investimento global de cerca de 1.000 milhões de euros. O custo estimado da linha é de 258 milhões de euros, mas, até ao momento, ainda não há financiamento assegurado para este projeto.

Em março, a Metro do Porto adjudicou, por 5,5 milhões de euros, a realização dos estudos para as linhas de Gondomar, Trofa, Maia e São Mamede ao consórcio GRID e Ayesa.

Foco na expansão da rede

A expansão da rede inclui também as linhas da Trofa, Maia II e Gondomar, que estão em fases diferentes de planeamento. As linhas da Trofa e de Gondomar já têm financiamento assegurado, enquanto a viabilidade da Maia II está a ser avaliada entre as opções de metro convencional e metrobus, com uma diferença estimada de 135 milhões de euros entre as duas soluções.

A Metro do Porto, em conjunto com a Câmara de Matosinhos, mantém o compromisso de trabalhar em estreita colaboração para assegurar o avanço do projeto da linha de São Mamede, crucial para a mobilidade da região.

Foto: DR