Correntes d’Escritas 2025 celebra o legado de Camões e Camilo Castelo Branco 

Correntes d’Escritas 2025 celebra o legado de Camões e Camilo Castelo Branco 

13/02/2025 0 Por Rmetropolitana

26.ª edição do festival literário Correntes d’Escritas, que decorre na Póvoa de Varzim entre 15 e 22 de Fevereiro, vai homenagear o legado de Luís de Camões e Camilo Castelo Branco. A conferência de abertura será proferida pelo escritor e académico Helder Macedo, abordando o tema “Luís de Camões: conhecer não ter conhecimento”.

O evento, que reúne 100 autores de expressão ibérica, incluindo 30 estreantes, conta com a presença de nomes como Germano Almeida, Prémio Camões de 2018, e os Prémios José Saramago Francisco Mota Saraiva, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, Ondjaki e Rafael Gallo. Também estarão presentes o Prémio Leya José Carlos Barros e o Prémio União Europeia para a Literatura Afonso Cruz. Entre os convidados, destaca-se o brasileiro Ignácio Loyola Brandão.

O vereador da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, salientou a importância de assinalar os 500 anos do nascimento de Camões e os 200 anos de Camilo Castelo Branco, autor com forte ligação à cidade. O autarca, um dos fundadores do evento, destacou ainda o crescimento e consolidação do festival no panorama cultural português, referindo que 30% da população já teve contacto com o evento através da comunicação social.

Um dos pontos altos do festival será a atribuição do Prémio Literário Casino da Póvoa de Varzim, no valor de 25 mil euros, que conta com 11 obras a concurso, de autores de Portugal, Brasil e Angola. Entre os concorrentes estão poetas como João Luís Barreto Guimarães, Luísa Freire, Andreia C. Faria, Adília Lopes (1960-2024) e Nuno Júdice (1949-2024). O vencedor será anunciado no dia inaugural do evento.

A programação deste ano inclui a feira do livro, exposições, sessões em escolas e a expansião do festival a todas as freguesias do concelho, com a presença de escritores. Segundo a organização, desde a primeira edição, em 2000, o evento já recebeu 1.000 autores e cerca de 200 mil espectadores, tendo sido lançados mais de 500 livros ao longo das suas 25 edições.

Foto: DR- Câmara da Póvoa de Varzim

Notícia desenvolvida por Bruna Rebelo