
Universidade do Porto entre as 100 universidades mais prestigiadas da Europa
24/02/2025A Universidade do Porto é a primeira instituição portuguesa, a par da Universidade de Lisboa, a figurar no prestigiado Times Higher Education World Reputation Rankings.
Quase 15 anos após a criação deste ranking, que mede a reputação das instituições de ensino superior a nível global, a U.Porto destaca-se entre as 100 universidades mais reconhecidas da Europa e as 200 melhores do mundo.
Publicado anualmente desde 2011, o THE World Reputation Rankings baseia-se no maior inquérito de opinião académica do mundo, recolhendo as respostas de mais de 55 mil académicos de várias áreas, que indicam as universidades que consideram mais fortes em investigação e ensino.
Os resultados de 2025 colocam a U.Porto na faixa 151-200 a nível mundial, num total de 300 universidades mais votadas, um alargamento face às 200 habitualmente listadas. No panorama europeu, a universidade entra diretamente para o top 100 (posição 69-100), consolidando ainda a sua presença entre as mais reputadas do espaço iberoamericano, ocupando um lugar entre as 3.ª e 10.ª posições.
A nível global, o ranking é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), pelo 14.º ano consecutivo. Seguem-se a Universidade de Oxford (Reino Unido) e o MIT — Massachusetts Institute of Technology (EUA).
No top 100 mundial, destacam-se também universidades parceiras da U.Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH), como a LMU Munique (41.ª posição), a Universidade de Lund (74.ª) e a Universidade de Paris-Saclay (77.ª).
Este reconhecimento reforça a posição da Universidade do Porto como uma referência internacional no ensino superior e na investigação científica, elevando o nome de Portugal no panorama académico global.
Foto: Noticias U.Porto – Universidade do Porto
Noticia reproduzida por: Carolina Barroso