A Rádio: O Meio de Comunicação de Contínua Relevância, Sempre Inovador e Com Futuro  Promissor
A Rádio: O Meio de Comunicação de Contínua Relevância, Sempre Inovador e Com Futuro Promissor

A Rádio: O Meio de Comunicação de Contínua Relevância, Sempre Inovador e Com Futuro Promissor

Partilhar:

O Dia Mundial da Rádio é celebrado a 13 de fevereiro, destacando o passado, a contínua relevância e o promissor futuro do meio de comunicação. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para este dia é “Rádio: um século de informação, entretenimento e educação”.

À medida que a rádio ultrapassa o marco dos 100 anos, é uma oportunidade significativa para reconhecer suas virtudes e sua contínua influência. No entanto, o meio enfrenta desafios, como mudanças nas audiências, receitas provenientes de plataformas digitais, questões de censura, consolidações e dificuldades económicas.

Neste marco histórico, a UNESCO convida a indústria global da rádio, incluindo setores comerciais, públicos e sem fins lucrativos, a se unir à celebração global.

A celebração de 2024 destaca a história da rádio e seu impacto nas áreas de notícias, drama, música e desportos. Reconhece também seu papel contínuo como uma rede de segurança pública portátil durante emergências e cortes de energia causados por desastres naturais e provocados pelo homem.

Num mundo cada vez mais globalizado, cheio de desafios, exigências e de muitas oportunidades a rádio, importante veículo de comunicação, encontra na internet um grandioso modo de transmissão que propõe novas experiências e novas estratégias de comunicação, tal como a Rádio Metropolitana Porto, entre locutor e o público, cada vez mais multimidiáticos.

Neste contexto de oportunidades, a rádio, embora conservando a sua identidade sonora, interage com o sistema de convergência e, encontra nele, um aspecto positivo, isto é, a rádio permanecendo sendo um meio friendly, amigo, interage com as novas mídias, acompanhando as tendências inovadoras do seu público cada mais exigente e presente nas mais distintas localidades geográficas do mundo.

Nesta data as emissoras são encorajadas a trazer sua própria cultura, estilo e sensibilidades para as celebrações que precedem e ocorrem durante o evento de 13 de fevereiro.

Para marcar o Dia Mundial da Rádio, a UNESCO disponibiliza diversos arquivos de áudio que podem ser utilizados gratuitamente e sem restrições de direitos autorais em transmissões e eventos relacionados ao Dia Mundial da Rádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *