Abertura da Época Balnear na Região Norte
Abertura da Época Balnear na Região Norte

Abertura da Época Balnear na Região Norte

Partilhar:

A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano, a nível nacional, a época balnear começou em maio e vai prolongar-se até outubro.

A época balnear de cada ano é definida em portaria publicada em Diário da República, que identifica as águas balneares e a respetiva época, considerando-se até à publicação que a nível nacional a época balnear decorre entre 1 de maio e 30 de outubro. Entre essas datas, as câmaras municipais determinam quando se inicia e termina a época balnear no seu território, optando algumas por começar mais cedo e terminar mais tarde.

O número de praias de banhos pode aumentar desde que, entre as águas balneares identificadas na portaria, passe a estar assegurada assistência a banhistas durante a época balnear.

No Grande Porto, as opções para mergulho são imensas: praia de Matosinhos, Castelo do Queijo, Foz, Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro, Pastoras, Molhe, Gondarém, Homem do Leme, Aquário e piscina das marés de Leça da Palmeira.

Nas águas interiores, a época balnear iniciou em junho e vai terminar em julho.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará durante toda a época balnear análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos.

A Autoridade Marítima Nacional terá no terreno um dispositivo com 27 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 25 motas de salvamento marítimo, além de quatro dezenas de viaturas e diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, com o envolvimento da Polícia Marítima.

A aplicação “Info Praia” está este ano novamente ativa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as águas balneares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *