Um agente da PSP foi identificado depois de ter vandalizado a esplanada de um bar e de ter agredido várias pessoas, em Valongo, no passado sábado à noite (29 de julho).
Ao que tudo indica, a origem do incidente esteve um episódio de agressões entre jovens no interior das galerias do Centro Comercial Vallis Longus. Entre os intervenientes estaria o filho do agente da polícia que acabou por chamar o pai, que se encontrava de folga.
Segundo algumas testemunhas, o homem foi ao local para tirar satisfações com os intervenientes, mas não terá encontrado os jovens com quem o filho se envolveu em confrontos. Apesar disso, acabou por se envolver em desacatos com outras pessoas que se encontravam na esplanada de um bar, tendo arremessado cadeiras, mesas e cinzeiros. Pelo meio terá ainda agredido alguns clientes do estabelecimento.
Segundo testemunhas, o agente policial estava completamente descontrolado e violento. Contam ainda que se viveram “momentos de pânico”, uma vez que se encontravam no local várias pessoas, incluindo crianças.
A PSP esteve no local e tomou conta da ocorrência.
O Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública do porto confirmou em comunicado, que na sequência de uma informação a dar conta da ocorrência de desordem, junto de um espaço comercial, localizado na avenida 5 de outubro, em Valongo, fez deslocar polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Maia.
No mesmo comunicado, a PSP informa que chegados ao local já não se verificavam os desacatos e que no decurso das medidas de polícia desenvolvidas, foram identificados diversos cidadãos entre os quais, um polícia, que ali se encontrava na sua hora de folga.
O Comando metropolitano do Porto da PSP, referiu ainda que os factos foram participados junto do Ministério Público, assim como, está em curso processo de averiguações com vista ao apuramento de eventual responsabilidade disciplinar do elemento policial.