Alstom vai instalar fábrica em Matosinhos para construir mais de 100 comboios para a CP
Alstom vai instalar fábrica em Matosinhos para construir mais de 100 comboios para a CP

Alstom vai instalar fábrica em Matosinhos para construir mais de 100 comboios para a CP

Partilhar:

O grupo francês Alstom vai construir uma nova fábrica em Matosinhos, onde pretende produzir mais de 100 comboios para a CP – Comboios de Portugal e realizar a manutenção de veículos ferroviários. O projeto faz parte do contrato resultante do concurso lançado pela CP para a aquisição de 117 novos comboios, num investimento total de 746 milhões de euros.

De acordo com o jornal Público, os primeiros comboios serão fabricados na unidade da Alstom em San Perpetua de La Mogoda, perto de Barcelona, até que a nova fábrica em Matosinhos esteja concluída. “Temos uma localização definida e estamos a trabalhar nesse projeto. Serão umas instalações onde poderemos também fazer manutenção e outras atividades”, afirmou o CEO da Alstom, Henri Poupart Lafarge.

O responsável da Alstom garantiu ainda que a unidade em Matosinhos não será desativada após a conclusão da encomenda para a CP. “Não será para fechar. Iremos continuar lá”, assegurou Poupart Lafarge, reforçando o compromisso a longo prazo da empresa com Portugal.

O projeto foi também confirmado pelo presidente da Alstom Europa, Gian Luca Erbacei, que sublinhou que “mais de 100 dos 117 comboios encomendados pela CP serão construídos em Portugal”.

O início das obras para a construção da fábrica aguarda apenas a decisão judicial sobre o concurso público, sendo este o último passo necessário para avançar com o projeto.

Foto: Alstom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *