Os residentes dos oito municípios associados à Lipor – Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Espinho – contribuíram com mais de 61.300 toneladas de resíduos e equipamentos eletrónicos para reciclagem ao longo do último ano, utilizando os ecocentros móveis presentes em todos os concelhos.
No total, foram recolhidos 93.820 quilos de materiais, equivalente ao peso de cerca de três autocarros de passageiros, conforme detalhado pela Lipor.
Segundo o comunicado enviado à Rádio Metropolitana Porto, a empresa destaca um aumento significativo na entrega de itens como tinteiros e toners (mais duas toneladas em comparação com o ano anterior) e lâmpadas (mais uma tonelada).
Após o material eletrónico, as embalagens contaminadas foram o principal contributo dos cidadãos nos ecocentros móveis, totalizando 11,8 toneladas. Pilhas, rolhas de cortiça, papel não embalagem, CD e DVD também foram itens reciclados.
“A Lipor destaca que todos esses materiais, cujo destino é incerto quando não possuem mais utilidade para nós, podem receber um tratamento sustentável ao serem depositados nos ecocentros móveis.”
O projeto dos ecocentros móveis conta com o apoio de fundos europeus.