A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança na próxima terça-feira, 20 de agosto, a campanha de sensibilização e fiscalização “Taxa Zero ao Volante”, focada na condução sob efeito do álcool. A campanha, que se estenderá até 26 de agosto, contará com operações na estrada realizadas em colaboração com a GNR e a PSP.
Esta será a oitava campanha do ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) 2024 da ANSR, que prevê um total de 12 campanhas, uma por mês até o final do ano. A campanha surge em resposta à preocupante estatística de 2022, que revelou que dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l, sendo que três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.
As operações de fiscalização irão concentrar-se em vias de elevado fluxo rodoviário e estão programadas para ocorrer em diversos locais e horários, incluindo:
- 20 de agosto, 21h00: Avenida Cidade Salamanca, Viseu
- 21 de agosto, 21h30: Antigas portagens de Ermesinde A4, Porto
- 22 de agosto, 21h00: Largo de São Mamede, Lisboa
- 23 de agosto, 20h00: Estrada Nacional 118, Km 54,5 Marinhais, Salvaterra de Magos
- 26 de agosto, 20h00: IC-20, Sentido Costa da Caparica/Almada, junto à rotunda da Avenida Henrique Barbeitos, Almada
A operação em Lisboa contará com a presença da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, sublinhando a importância desta iniciativa.
Além das ações de fiscalização, a campanha incluirá ações de sensibilização em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. A ANSR alerta que com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica, e destaca que os acidentes relacionados com a influência do álcool são particularmente graves.
Esta iniciativa visa reduzir o risco de acidentes e promover comportamentos mais seguros entre os condutores.
Foto: DR