Antiga cadeia de Arouca acolhe ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’

Antiga cadeia de Arouca acolhe ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’

27/03/2021 0 Por admin
Partilhar:

O edifício secular da antiga cadeia de Arouca será requalificado para receber os serviços do ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’.

A candidatura apresentada a fundos europeus pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) foi aprovada pela comissão diretiva do programa ‘NORTE 2020’.

O imóvel “de relevante valor histórico, patrimonial e cultural” fica localizado no centro urbano de Arouca.

Está previstro um investimento total de 176.470, ao qual corresponde o cofinanciamento de 150.000 euros (85%).

Segundo a ADRIMAG, o projeto tem como objetivos “preservar, proteger e valorizar o património de relevante valor arquitetónico e histórico-cultural, com elevado interesse turístico, no território Montanhas Mágicas”, um programa intermunicipal de promoção turística.

Os municípios promotores e outros parceiros associados irão instalar na antiga cadeia um serviço de apoio ao acompanhamento, monitorização e dinamização da atividade turística naquele território.

O ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’ permitirá “contribuir para concretização dos objetivos das estratégias locais, regionais e nacionais que promovem a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto da dinamização da atividade turística, nomeadamente os objetivos da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável da CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas.”