Antiga cadeia de Arouca acolhe ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’
Antiga cadeia de Arouca acolhe ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’

Antiga cadeia de Arouca acolhe ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’

Partilhar:

O edifício secular da antiga cadeia de Arouca será requalificado para receber os serviços do ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’.

A candidatura apresentada a fundos europeus pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) foi aprovada pela comissão diretiva do programa ‘NORTE 2020’.

O imóvel “de relevante valor histórico, patrimonial e cultural” fica localizado no centro urbano de Arouca.

Está previstro um investimento total de 176.470, ao qual corresponde o cofinanciamento de 150.000 euros (85%).

Segundo a ADRIMAG, o projeto tem como objetivos “preservar, proteger e valorizar o património de relevante valor arquitetónico e histórico-cultural, com elevado interesse turístico, no território Montanhas Mágicas”, um programa intermunicipal de promoção turística.

Os municípios promotores e outros parceiros associados irão instalar na antiga cadeia um serviço de apoio ao acompanhamento, monitorização e dinamização da atividade turística naquele território.

O ‘Observatório de Turismo das Montanhas Mágicas’ permitirá “contribuir para concretização dos objetivos das estratégias locais, regionais e nacionais que promovem a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto da dinamização da atividade turística, nomeadamente os objetivos da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável da CETS – Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.