Este domingo, os antigos combatentes de Terroso, na Póvoa de Varzim, passaram a contar com uma nova sede para a sua associação, localizada na Rua da Urbanização Social, numa cerimónia de inauguração presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira. O novo espaço pretende ser um ponto de encontro para os membros da associação e a comunidade, trazendo mais vida à localidade.
Riqueza associativa do concelho destacada
Na sua intervenção, Aires Pereira sublinhou a importância das associações no concelho da Póvoa de Varzim, reforçando que a entrega de espaços como este às associações visa criar locais de convivência e partilha. “Estes espaços são fundamentais para promover o encontro e a coesão entre os habitantes, dando mais vida ao sítio onde se inserem”, afirmou.
Novo investimento na freguesia de Terroso
Durante o evento, o Presidente da Câmara aproveitou para anunciar um novo investimento na freguesia de Terroso: a requalificação da zona do Pé do Monte, um projeto com um orçamento de 550 mil euros, que deverá arrancar dentro de três meses. As obras incluem intervenções na Rua do Miradouro, Travessa do Miradouro, Rua do Monte e Calçada do Monte.
Aires Pereira destacou a importância desta zona, referindo-se a ela como um património distinto no concelho, com características arquitetónicas e morfotipológicas únicas, a par da Cividade de Terroso. “É uma área que merece ser visitada e valorizada pela sua singularidade”, afirmou.
Valorização do património e melhoria da qualidade de vida
O presidente da Câmara revelou que a intervenção no Pé do Monte terá duas prioridades: melhorar o conforto e a qualidade de vida dos residentes e valorizar o património local. O projeto inclui a criação de uma grande faixa central lajeada em granito, que contribuirá para a estética e funcionalidade da área. Aires Pereira concluiu afirmando: “Faço todos os dias um esforço para que seja cada vez melhor viver aqui, no concelho da Póvoa de Varzim, criando mais condições de conforto e habitabilidade para a população”.
Espaço de convivência e memória
O Presidente da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães, também esteve presente e relembrou o apoio contínuo tanto da Câmara Municipal como da Junta de Freguesia à associação, liderada por Manuel Moreira. Carlos Maçães recordou a inauguração do Monumento ao Ex-Combatente, em 2014, e agora, a concretização de um espaço que deverá servir como local de paz, alegria e confraternização. “Tal como o Presidente da Câmara, desejo que esta sede seja um centro de convívio e um símbolo de união para todos”, afirmou.
A nova sede representa mais um passo no reconhecimento dos antigos combatentes e no fortalecimento dos laços comunitários em Terroso.
Foto: CMPV