
António Costa Rejeita Concessões Prévias em Negociações de Paz na Ucrânia
15/02/2025Durante a Conferência de Segurança de Munique, António Costa, presidente do Conselho Europeu, afirmou que impor concessões à Ucrânia antes do início das negociações de paz é “inaceitável”.
Costa enfatizou que uma paz abrangente não pode ser apenas um cessar-fogo temporário que permita à Rússia reorganizar-se para futuros ataques, nem deve recompensar o agressor.
O líder europeu sublinhou que qualquer acordo de paz deve assegurar que a Rússia deixe de ser uma ameaça para a Ucrânia, para a Europa e para a segurança internacional. Estas declarações surgem em resposta ao plano de paz proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que, segundo Costa, não deve incluir concessões unilaterais antes das negociações formais.
Além disso, Costa destacou que a paz na Ucrânia e a segurança europeia são indissociáveis, dado que a ameaça russa se estende além das fronteiras ucranianas, afetando países como a Bielorrússia, Moldávia, Geórgia e os Estados Bálticos.
A União Europeia, afirmou, está comprometida em assumir plenamente as suas responsabilidades num futuro acordo de paz, garantindo que tanto a Ucrânia quanto a UE estejam ativamente envolvidas no processo para alcançar uma paz duradoura e justa.
Noticia reproduzida por Catarina Pais
Imagem: https://pt.wikinews.org/wiki/Ficheiro:Antonio_Costa_Portrait_2024.jpg