António Variações terá um museu no Norte
António Variações terá um museu no Norte

António Variações terá um museu no Norte

Partilhar:

A escola primária de Fiscal, situada no concelho de Amares, distrito de Braga, onde o ícone português António Variações aprendeu a ler e a escrever, “vai ser transformada num centro interpretativo em homenagem ao cantor”. Na comunicação publicada na página oficial da Junta de Freguesia de Fiscal, no Facebook, leem-se comentários que congratulam a iniciativa.

Segundo a informação avançada pelo jornal O Minho, o financiamento foi aprovado e “a obra estará concluída dentro de dois anos”. A escola onde o artista estudou na década de 50 está inativa há mais de 30 anos e, apesar de acolher o arquivo da Junta de Freguesia, necessita de intervenções para receber visitantes. “É frio, com humidade e com o passar dos anos ia piorar ainda mais”, afirma Liliana Brandão, secretária da autarquia.

Além dos artigos de exposição que irão estar presentes no museu, este visa ser um “espaço de criação”. “Pretendemos criar um espaço onde seja fomentada a música, nomeadamente através de escolas de música e pequenos concertos. Que não seja um espaço estático, que não seja apenas um museu fechado, mas esteja aberto ao público e possa ser ponto de acolhimento de cantores e formação musical”, sublinha, revelando, ainda, a parceria com duas escolas de música que irão instalar-se no edifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *