Foram revelados esta segunda-feira, 31 de julho, os candidatos ao Prémio Cultural José Guimarães.
O evento, que é organizado pela Tuna Musical de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia e marca também o início do Festival de Teatro José Guimarães.
Os nomeados foram escolhidos por um Júri constituído por Arnaldo Guimarães, filho do patrono do prémio, Salvador Santos, gestor e produtor cultural, e por Filipe Santos, presidente de direção da Tuna Musical de Santa Marinha.
São eles FRANCISCO MOREIRA (fadista), JOANA TORRES (fadista), JOSÉ CAMBRA (ilusionista), SEBASTIÃO RAMOS SILVA (compositor e cantor/rapper) e TOMÉ NUNES PINTO (dramaturgo, encenador e ator),
O Prémio Cultural José Guimarães, galardão que se inspira no nome de uma importante figura do nosso teatro musicado e da música ligeira portuguesa, que foi um exemplo de dedicação à comunidade como poeta, músico, dramaturgo e encenador, será discutido nesta III edição por 5 jovens criadores sub-30.
O vencedor será decidido por votação popular, até 31 de agosto, através do e-mail premioculturaljg@gmail.com.
O grande vencedor do III Prémio Cultural José Guimarães, que abrange o período compreendido entre setembro de 2022 e julho de 2023, será anunciado no dia 16 de setembro próximo, às 21h30, no auditório da Tuna Musical de Santa Marinha, em espetáculo pré-Festival de Teatro José Guimarães, cuja V edição se realiza entre 22 de setembro e 2 de dezembro. Esta sessão de consagração do vencedor do Prémio, reúne um naipe de outros jovens artistas das várias formas de expressão que são hoje grandes promessas de amanhã.