Esta segunda-feira, dia 13 de maio, a Área Metropolitana do Porto (AMP) dará um passo significativo em direção à promoção da cultura e do acesso à informação. Em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a AMP celebrará, às 15h00, na sua sede, um acordo de cooperação para estabelecer a Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da Área Metropolitana do Porto (RMBP da AMP).
A constituição desta Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas visa promover a cooperação entre as diversas bibliotecas públicas da região, criando uma rede articulada que otimizará recursos e serviços. Este trabalho conjunto permitirá o desenvolvimento de estratégias inovadoras para atender às necessidades da comunidade, fortalecendo, assim, a identidade metropolitana. A AMP e os seus Municípios comprometem-se a promover a colaboração entre as bibliotecas locais, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos munícipes e cidadãos em geral, contribuindo para a melhoria das competências de literacia e para o desenvolvimento do território.
Esta iniciativa implica uma renovação e melhoria dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas Públicas da AMP, incluindo medidas para tornar os recursos e serviços mais acessíveis e atualizados a todos os utilizadores. O objetivo é atender às diversas necessidades e interesses das comunidades, fortalecendo o apoio prestado aos utilizadores existentes e atraindo novos públicos.
O acordo entre a AMP e a DGLAB estabelece uma série de objetivos claros, incluindo a organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação, o desenvolvimento de diferentes literacias, a promoção da inclusão social e do conhecimento em todas as áreas do saber, bem como a garantia da prestação de serviços tendencialmente gratuitos e de proximidade.
Durante o primeiro ano após a constituição da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da AMP, o Grupo de Trabalho Metropolitano das Bibliotecas Públicas da AMP, composto por técnicos das bibliotecas públicas da região, elaborou um conjunto abrangente de iniciativas, abordando tanto aspetos técnicos e normativos quanto estratégias de gestão e comunicação da Rede Metropolitana.
Este acordo promete fortalecer o acesso à cultura e à informação na região do Porto, contribuindo para a promoção do desenvolvimento educacional e cultural de toda a população.
Foto: DR