Arrancou a 13ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo
Arrancou a 13ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Arrancou a 13ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

Partilhar:

A 13ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista teve inicio no passado dia 31 de Maio e decorre até ao próximo dia 04 de Junho. Ao longo de cinco dias, o centro da cidade é decorado a rigor para recriar os tempos em que Valongo era o principal abastecedor de pão do Porto, mas não só.

A festa tem também como objectivo passar o “testemunho às gerações vindouras, reviver os saberes, usos e costumes dos mais velhos”, descreveu o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, em declarações à Time Out. “Estamos a reactivar memória e é isso que explica o sucesso deste evento, juntamente com a comunidade que se envolve espontaneamente”, concluiu o autarca. 

A Praça Machado dos Santos, a Rua de São Mamede, o Largo do Centenário, o Parque da Senra, o Largo Dr. Nunes da Ponte, a Rua de Sousa Paupério, o Museu e a Câmara Municipal são os principais locais onde as actividades acontecem. Para não perder migalha, entre nesta lista e fique a par de tudo o que pode fazer na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo.

Entre as novidades da programação destacam-se o Espetáculo de Videomapping na Igreja Matriz de Valongo e o lançamento do novo Hino da Regueifa, com letra e música de José Manuel Carvalho e orquestração de Salomão Abreu, que será entoado por Gisela Afonso. 

De salientar também o Desfile e Cerimónia Capitular da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo e o Showcooking com o Chef Hélio Loureiro, dia 3 de junho, bem como o concurso “Ao domingo é dia de… Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito da Feira 2023”, no dia 4 de junho.

Os grandes concertos deste ano são protagonizados por Marta Ren (ontem dia 31 de maio), Criatura (hoje dia 1 de junho), Wilson Honrado (amanhã, sexta, dia 2 de junho), Áurea (sábado, dia 3 de junho) e Mickael Carreira (domingovdia 4 de junho). A animação itinerante está a cargo dos grupos Gaitifarra, Drama e Beiço, Sopraki, Gaitas Sirigaitas e Trupe dos Almeidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *