“Arte, Deficiência e Cultura” no Imaginarius Centro de Criação em Santa Maria da Feira no dia 8 de março
“Arte, Deficiência e Cultura” no Imaginarius Centro de Criação em Santa Maria da Feira no dia 8 de março

“Arte, Deficiência e Cultura” no Imaginarius Centro de Criação em Santa Maria da Feira no dia 8 de março

Partilhar:

(Texto de Mariana Carrilho)

O Imaginarius Centro de Criação é um equipamento cultural que surge de uma articulação entre o Município de Santa Maria da Feira e o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua com o propósito de promover o desenvolvimento cultural do concelho.

Em 2024, o Imaginarius Centro de Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, integrou uma programação regular com atividades calendarizadas do início ao fim do ano. Até dezembro, este espaço irá promover 21 iniciativas dentro do setor cultural e artístico.

Uma delas terá lugar no dia 8 de março, nomeadamente “Arte, Deficiência e Cultura”, com início às 9h30 e terminando às 17h00, orientada por Maria Vlachou, diretora-executiva da Acesso Cultura.

A Acesso Cultura é uma associação sem fins lucrativos que defende o direito de inclusão na esfera cultural independentemente das barreiras físicas, intelectuais ou socias de cada um.

De acordo com Maria Vlachou, a importância dada ao acesso de pessoas incapacitadas aos eventos culturais tem aumentado em Portugal “com a implementação de serviços de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), audiodescrição (AD) ou sessões descontraídas (SD)”.

Contudo, a diretora-executiva da Acesso Cultura considera que Portugal necessita de apoiar mais a inclusão profissional nas atividades culturais. Segundo Maria Vlachou é essencial não só “ter acesso a um espaço cultural e à sua oferta”, como também poder “considerar uma carreira nessa área”.

A “Arte, Deficiência e Cultura” direciona-se a profissionais da área cultural e também àqueles interessados no tema, abordando os diferentes aspetos de trabalho de uma organização inserida no mundo da cultura.

A participação na sessão é gratuita, sendo necessária inscrição prévia.

Foto: DR CM Santa Maria da Feira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *