Artem Nych, da equipa Sabgal-Anicolor, sagrou-se vencedor da edição de 2024 da Volta a Portugal este domingo, ao triunfar no contrarrelógio final em Viseu. Após uma impressionante recuperação na etapa da Senhora da Graça, o ciclista russo de 29 anos confirmou seu favoritismo no último dia de competição, celebrando a maior vitória de sua carreira.
Nych completou os 26,6 quilómetros do percurso em 34m62s, mantendo uma média de 46.127 km/h. Esse tempo foi suficiente para garantir a liderança na classificação geral. Nych superou por apenas três segundos seu colega de equipa, o dinamarquês Julius Johansen, que já havia perdido o prólogo para outro companheiro de equipa, Rafael Reis, por poucos centésimos de segundo.
O pódio do contrarrelógio foi completado por Colin Stussi, da Team Voralberg. O ciclista suíço, vencedor da Volta a Portugal em 2023, chegou a 30 segundos de Nych, o que lhe garantiu a segunda posição na classificação geral, a 1m23s do tempo total de 38h03m45s registado por Nych. Abner González, da Efapel Cycling, completou o pódio da geral, a 2m38s do vencedor.
Nas demais classificações, Nicolás Tivani, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, venceu na classificação por pontos, Luis Ángel Maté, da Euskatel Euskadi, foi o rei da montanha, e Jaume Guardeño, da Caja Rural-Seguros RGA, destacou-se entre os jovens. A Euskatel Euskadi foi a melhor equipa, terminando à frente da Efapel Cycling e da Burgos BH.
Esta edição da Volta a Portugal ficou marcada pela competitividade e pela emocionante reviravolta de Artem Nych, que consagrou-se como o grande nome da prova, celebrando com grande emoção a sua vitória no contrarrelógio final.
Foto: DR