A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou, esta semana, jogos ilegais em vários cafés dos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Trofa e Paços de Ferreira, todos localizados no distrito do Porto.
Segundo comunicado oficial, a operação, batizada de “Mala Fortuna”, foi conduzida pela Unidade Regional do Norte – Unidades Operacionais do Porto e Barcelos, com o objetivo de inspecionar estabelecimentos de bebidas que estavam a operar com equipamentos destinados a jogos de fortuna ou azar de forma ilícita.
No decorrer da operação, foram instaurados cinco processos-crime, acusando os responsáveis pela exploração ilegal de jogos de fortuna ou azar fora dos locais autorizados, bem como pela prática de jogo fraudulento. As autoridades detetaram que os jogos estavam a ser operados de forma clandestina e camuflada.
A operação resultou na detenção em flagrante delito de quatro indivíduos, assim como na apreensão de sete máquinas de jogos e os respetivos mecanismos de introdução de valores monetários. O valor estimado das apreensões totaliza cerca de 15.000 euros.
A ASAE sublinhou, em comunicado, que irá continuar a realizar ações de fiscalização em todo o país para combater o flagelo do jogo ilícito e os crimes associados, visando mitigar os impactos sociais dessa atividade ilegal.
Foto: ASAE