Autarcas do norte preocupados com afastamento do referendo sobre a regionalização
Autarcas do norte preocupados com afastamento do referendo sobre a regionalização

Autarcas do norte preocupados com afastamento do referendo sobre a regionalização

Partilhar:

A decisão do Governo de afastar o referendo à Regionalização, comunicada pela Ministra da Coesão Territorial esta quinta-feira, está a dividir os autarcas.

O Presidente socialista de Vila Real por exemplo, diz não estar de acordo com a decisão e defende estarem reunidas as condições para avançar com o processo.

Rui Santos acredita que com “uma maioria parlamentar que é claramente favorável à Regionalização e uma parte muito significativa do PSD” a defender a política, o executivo não deveria ter afastado o referendo.

O socialista garante ainda que “um debate em que de forma muito objetiva fosse explicada aos portugueses a vantagem deste processo levaria a que o referendo dissesse sim à Regionalização”.

Já o social-democrata de Bragança acredita que não é o momento oportuno para este debate, “pelo facto de haver um custo de vida terrível ao nível da saúde, da habitação e em termos de rendas”.

Hernâni Dias acusa ainda o governo de António Costa de estar a usar a agenda política do PSD como “uma desculpa para não o fazer”.

E se, por um lado, o socialista Rui Santos afirma que o Governo “está a cumprir aquilo que prometeu” em relação à descentralização, Hernâni Dias vê as coisas por outro prisma e defende que só se pode avançar com a Regionalização quando se “finalizar com sucesso o processo de descentralização”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *