Autoridade Marítima alerta para agitação do mar entre terça e sexta-feira

Autoridade Marítima alerta para agitação do mar entre terça e sexta-feira

07/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram esta segunda-feira para o agravamento do estado do mar entre terça e sexta-feira em Portugal continental, onde as ondas poderão atingir os 12 metros de altura.

O agravamento da agitação marítima, esperado entre as 18:00 horas de terça-feira e as 06:00 horas de sexta-feira, é caracterizado por “uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre os 14 e os 18 segundos em toda a costa oeste de Portugal continental”, refere informação divulgada pela AMN.

A depressão Barra, obrigou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo, entre as 21 horas desta terça-feira e as 3 horas de quarta-feira.

Devido à previsão de chuva  os distritos de Viseu, Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real vão estar, esta terça-feira, sob aviso amarelo já a partir das 12:00 horas desta terça-feira.

Face ao agravamento das condições do mar, a AMN e a Marinha desaconselham os passeios junto ao mar e a pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas”, e recomendam o reforço da amarração de embarcações.