O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou neste sábado que o aviso amarelo devido ao tempo quente em Portugal continental será prolongado até segunda-feira nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Para este sábado, o IPMA emitiu um aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, para os distritos de Portalegre, Évora e Beja, devido à previsão de “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”.
Além disso, sete outros distritos, incluindo Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Setúbal e Faro, estiveram sob aviso amarelo, devido à continuidade de temperaturas elevadas.
O risco de incêndio continua a ser uma preocupação significativa, especialmente no interior norte e centro do país, bem como nos municípios algarvios de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, que permanecem em risco máximo de incêndio.
No domingo, nove dos 18 distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro. Este aviso será prolongado até segunda-feira em sete desses distritos, nomeadamente Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Na Região Autónoma da Madeira, a costa norte, as regiões montanhosas e a costa sul estão sob aviso laranja até segunda-feira, com a costa norte a passar para aviso amarelo a partir da noite de domingo. O Porto Santo permanecerá sob aviso amarelo até segunda-feira.
Nos Açores, o calor também levou à emissão de aviso amarelo para os grupos Ocidental, Central e Oriental do arquipélago entre este sábado e domingo.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA em situações de risco para determinadas atividades dependentes do clima, enquanto o aviso laranja sinaliza um risco meteorológico moderado a elevado.
Foto: DR