Bienal de Arte de Gaia 2025 com 51 exposições e 250 artistas

Bienal de Arte de Gaia 2025 com 51 exposições e 250 artistas

21/02/2025 0 Por Rmetropolitana

A 6.ª edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia decorrerá entre 5 de abril e 12 de julho de 2025, contando com 51 exposições – 25 coletivas e 26 individuais – e a participação de mais de 250 artistas. Lagoa Henriques será o artista homenageado desta edição, que, segundo o diretor da Bienal, Agostinho Santos, será “a maior e a melhor de sempre”.

Na abertura do evento, o médico e investigador Manuel Sobrinho Simões, diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), fará uma intervenção sobre “ciência, cancro e arte”. O encerramento, a 12 de julho, ficará marcado pela inauguração da exposição coletiva “Gabinete de Curiosidades/Museu de Causas” na Reitoria da Universidade do Porto, reunindo obras de ex-alunos e professores das Belas Artes e de outras faculdades da Universidade do Porto.

A edição de 2025 assinala o 10.º aniversário da Bienal e os 40 anos da Cooperativa Cultural de Gaia (1985-2025), fundada num município com uma forte tradição artística. Além disso, coincide com o fim do mandato do atual presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que, segundo Agostinho Santos, proporcionou “os melhores momentos para os artistas de Gaia”.

Lagoa Henriques será homenageado com uma exposição que reunirá dezenas de desenhos e esculturas. O artista, que foi aluno da Faculdade de Belas Artes do Porto, lecionou posteriormente nesta instituição e também na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

A programação incluirá a exposição coletiva “A Comemoração dos 50 anos de Abril de 1974 vai às Escolas”, composta por trabalhos de alunos, e uma mostra de 40 cartoonistas internacionais no âmbito do Porto Cartoon – World Festival. Haverá ainda uma série de exposições dedicadas aos Livros de Artistas, com 11 individuais e uma coletiva, apresentando obras de escritores como Valter Hugo Mãe, Rui da Graça, Nazaré Álvares, Celeste Ferreira e Miguel Carvalho.

Outros destaques passam pela exposição “Bandeiras pela Paz”, organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, e uma mostra conjunta de artistas portugueses e espanhóis. Estão também previstas tertúlias, residências artísticas e o Concurso Internacional da Bienal, que atribuirá o Grande Prémio da Bienal da Câmara Municipal de Gaia, ao qual concorreram 162 artistas.

A organização revelou que o orçamento disponível para esta edição ronda os 200 mil euros.

Foto: DR –  https://www.cm-gaia.pt/pt/noticias/onda-bienal-de-gaia-regressa-em-2024/

Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo