Bispo do Porto pede para as pessoas serem cuidadosas de forma a evitar quarta vaga

Bispo do Porto pede para as pessoas serem cuidadosas de forma a evitar quarta vaga

04/04/2021 0 Por admin
Partilhar:

O bispo do Porto, Manuel Linda, pediu este domingo às pessoas para serem prudentes para, dessa forma, Portugal evitar uma quarta vaga da pandemia de covid-19.

“Temos o dever de ser cuidadosos para não termos uma quarta vaga da pandemia”, disse Manuel Linda, no final da celebração da Páscoa, na Sé Catedral do Porto. Realçando a necessidade de se ser prudente, o bispo recordou que há hoje “muito sofrimento e morte” devido à covid-19. Na sua opinião, não é conveniente voltar atrás, quer por questões de saúde, quer por razões económicas, daí os apelos à prudência. Além disso, o bispo do Porto aproveitou a ocasião para realçar o papel da mulher a quem, disse, se deve o melhor da humanidade.

“Deve-se à mulher o melhor da humanidade, nomeadamente o desvelo maternal pela vida nascente e a coragem na assistência à vida que definha, a consagração aos setores estruturantes da sociedade que são a educação e a saúde, a presença solícita e insubstituível na vida da Igreja, particularmente nos setores mais escondidos e menos atraentes”, afirmou.

Manuel Linda aproveitou, assim, para agradecer às mulheres, a todas as mulheres a quem, porventura, “o mundo deve mais que aos homens”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.847.182 mortos no mundo, resultantes de mais de 130,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 16.879 pessoas dos 823.335 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.