
Bispo do Porto recorda Pinto da Costa como líder regional e devoto católico
17/02/2025O bispo do Porto, Manuel Linda, recordou Pinto da Costa como um líder destacado pela região norte do país e um “homem profundamente religioso”, durante a celebração da missa de funeral do antigo presidente do FC Porto.
“Era um homem radicalmente religioso. Ao longo da sua vida, foi um praticante convicto. Não por mera automatismo, mas por sentir-se parte viva da Igreja”, afirmou Manuel Linda aos jornalistas, à chegada à Igreja das Antas, no Porto. A missa foi celebrada com a presença de D. Américo Aguiar, após o falecimento de Pinto da Costa, aos 87 anos, no sábado.
Manuel Linda sublinhou ainda que Pinto da Costa foi um líder de “grande importância a nível local, do norte e de Portugal”, e destacou o impacto internacional do nome do Porto graças ao ex-presidente. “É uma figura que não se pode apagar da história.”
No final da missa, o cortejo seguiu até o Estádio do Dragão, antes de rumar ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado. O antigo presidente do FC Porto faleceu após uma batalha contra o cancro.
Pinto da Costa, que se destacou como o dirigente mais titulado e com maior longevidade no futebol mundial, esteve à frente do FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, conquistando 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, dos quais sete internacionais.
Foto: Diocese do Porto
Noticia reproduzida por: Carolina Barroso