Bom tempo só a partir de dia 5.  Até lá chuva e trovoada no norte do país.
Bom tempo só a partir de dia 5. Até lá chuva e trovoada no norte do país.

Bom tempo só a partir de dia 5. Até lá chuva e trovoada no norte do país.

Partilhar:

Texto escrito por Tiago Veríssimo Pereira

O estado do tempo no início do mês de junho e do verão climatológico em Portugal continental tem sido caracterizado pela chegada de sucessivas frentes associadas a uma depressão que descreveu, ao longo da semana, uma lenta deslocação pelo Oceano Atlântico. Nas próximas 48 horas a depressão atlântica (atualmente localizada a oeste do nosso país) vai aproximar-se de cá, cada vez mais enfraquecida, e, no sábado, penetrará Portugal continental já praticamente sem importância, porque o que irá, de facto, desencadear a formação de nuvens, será o ar frio em altitude.

Sexta-feira arrancará com aguaceiros dispersos, um pouco por todo o país, até cerca do meio-dia. A partir do início da tarde, a chuva continuará a precipitar, concentrando-se, em grande medida, na porção do território que diz respeito aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e Viseu.

Mesmo assim, sábado ficará, em grande parte, condicionado pelo desenvolvimento de nuvens abundantes que, deixarão, novamente, aguaceiros em praticamente todo o país. Serão mais frutíferos nas sub-regiões do Alto Minho, Cávado, Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro e Viseu Dão-Lafões.

O calor deverá, a partir de domingo, dia 5, e dias seguintes, regressar gradualmente ao nosso país, instalando-se em força nas regiões do interior e com menos intensidade no litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.