Bombeiros Areosa/Rio Tinto comemoraram 100 anos na presença do ministro da Administração Interna
Bombeiros Areosa/Rio Tinto comemoraram 100 anos na presença do ministro da Administração Interna

Bombeiros Areosa/Rio Tinto comemoraram 100 anos na presença do ministro da Administração Interna

Partilhar:

Os Bombeiros Areosa/Rio Tinto comemoraram, este domingo, o seu centésimo aniversário. O ministro da Administração Interna, José Luís Catarino, esteve presente na cerimónia evocativa.

O dia  festivo começou logo pela manhã com o hastear de bandeiras. Depois  realizou-se a sessão solene e, já no final, um desfile apeado e motorizado. e entrega de medalhas comemorativas. A cerimónia ficou ainda marcada emotiva homenagem ao antigo comandante Virgílio Pereira, falecido em 2019, com o seu nome a ser batizado no quartel da corporação, que se mudou há 11 anos.

O comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte Costa, bem como o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, todos evocaram “a figura singular e o bombeiro pelo serviço que dedicou à causa”.

No dia em que foram agracidos elementos que vão passar ao quadro de honra após mais de 30 anos de serviço, Rui Pedro Magalhães, da direção da corporação, aproveitou a presença do ministro para lembrar que “o financiamento dado aos bombeiros é do século passado”. “Há cada vez menos bombeiros voluntários” e, por isso, “deve-se olhar para esta problemática com outros olhos”, uma vez que “há que compensar o trabalho gratuito”, destacou.

Em dia de festa, houve tempo ainda para batizar uma nova ambulância de socorro e uma mota de emergência, mas o dirigente pediu “uma ajuda da tutela e da Câmara de Gondomar” para substituir uma viatura de combate a incêncios urbanos e outra de incêndios florestais que têm uma média de 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *