A Câmara Municipal da Maia revelou um projeto ambicioso para requalificar o troço da EN14 entre os nós de Chantre e Chiolo. A iniciativa inclui a construção de um túnel para “enterrar” a estrada nacional, criando à superfície um espaço público ajardinado, além de novas áreas de lazer e uma ciclovia.
Mais mobilidade e qualidade de vida
A proposta contempla a duplicação da EN14 para três faixas em cada sentido, aliviando os congestionamentos frequentes nesta via essencial para o Norte do país, que liga o Porto a Braga e serve a maior zona industrial da região, Maia I.
O túnel será descontínuo, com aberturas estratégicas para garantir entrada de luz natural e ventilação, otimizando a segurança e os custos. À superfície, uma plataforma verde será criada, promovendo um ambiente mais sustentável e melhorando a qualidade de vida urbana.
Solução para problemas crónicos
Localizada a apenas 300 metros do centro da cidade, a EN14 tem sido uma barreira ao desenvolvimento urbano e um foco de problemas como poluição sonora e ambiental. Segundo a autarquia, a requalificação desta via eliminará um obstáculo histórico, reforçando a mobilidade, reduzindo impactos ambientais e qualificando o espaço público.
Concurso público lançado
O concurso público para a elaboração do anteprojeto foi publicado a 18 de novembro no Diário da República, com um preço-base de 435 mil euros (sem IVA) e um prazo de execução de 225 dias. As empresas interessadas podem submeter propostas até 29 de dezembro.
Embora esta fase inicial não conte com financiamento europeu, o projeto será desenvolvido em parceria com a Infraestruturas de Portugal e reflete o compromisso da Câmara da Maia com o desenvolvimento sustentável, a continuidade urbana e a valorização ambiental.
Com esta intervenção, a Maia dá um passo decisivo para a transformação urbana e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, reforçando o seu papel como referência de inovação e sustentabilidade na região.
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