Câmara de Gaia Solicita Empréstimo de 18,5 Milhões de Euros para Projetos de Investimento
Câmara de Gaia Solicita Empréstimo de 18,5 Milhões de Euros para Projetos de Investimento

Câmara de Gaia Solicita Empréstimo de 18,5 Milhões de Euros para Projetos de Investimento

Partilhar:

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai solicitar um empréstimo de 18,5 milhões de euros para investir em diversos projetos, incluindo novas instalações para a polícia municipal, a compra de piscinas privadas e a requalificação de escolas, conforme reportado pelo JN.

“O Município de Gaia tem, neste momento, um pouco mais de 50 milhões de margem de endividamento. Sentimos que há um conjunto de prioridades que são realmente importantes, mas devemos libertar a pressão sobre o nosso orçamento para as comparticipações no âmbito do quadro comunitário e para os projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente escolas e centros de saúde”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, em declarações à Agência Lusa.

As novas instalações da Polícia Municipal, que custarão 4,3 milhões de euros, serão localizadas ao lado de Salvador Caetano, na EN22. “Neste momento, as instalações da Polícia Municipal estão numa situação muito precária”, lamentou o autarca.

Para a piscina privada em Mafamude, será necessário um investimento de 450 mil euros. O presidente da câmara prefere “comprá-la, municipalizá-la, reabilitá-la e disponibilizá-la aos cidadãos”, já que a piscina está atualmente inativa devido a dificuldades financeiras do proprietário. “Em vez de construir novas instalações de raiz”, afirmou Rodrigues.

Quanto à reabilitação de escolas primárias, visto que apenas as escolas básicas e secundárias estão incluídas nos projetos financiados pelo PRR, “estão inscritas várias verbas num total de cerca de 5,5 milhões de euros”, explicou a mesma fonte. As escolas contempladas incluem a EB1 de Vilar, a EB1 das Vendas, a EB1 de Campolinho 1 e a EB1 de Corveiros.

Além disso, a reestruturação da gruta do Jardim do Morro, avaliada em 400 mil euros, e a reabilitação do parque de jogos municipal da Lavandeira, com um custo de 350 mil euros, também estão incluídas no plano de investimentos.

Foto: CM Vila Nova de Gaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *