
Câmara de Gaia solicita reunião de urgência com a Ministra da Saúde
20/01/2025Em causa a preocupação da autarquia com a possível substituição da administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho
O Município de Vila Nova de Gaia manifestou preocupação face às notícias recentes que indicam uma possível substituição da administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia/Espinho. Em resposta, o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, enviou uma carta à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, pedindo uma “rigorosa análise da situação para evitar injustiças inadmissíveis num setor já muito marcado por problemas”. O documento reforça ainda a total disponibilidade do autarca para uma reunião de urgência sobre o tema.
Na carta, que a Rádio Metropolitana Porto teve acesso, Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou o papel relevante que a Câmara de Gaia tem desempenhado no apoio aos projetos da ULS, incluindo na comparticipação financeira municipal. “Priorizamos a Unidade Local de Saúde e o seu papel na vida do Município e na qualidade de vida dos cidadãos”, lê-se na missiva, que critica a exclusão da autarquia de uma decisão de tamanha importância.
O autarca considera que a substituição da atual administração, responsável por “um trabalho de excelência” com resultados visíveis e significativos, seria injustificável. “O desempenho da administração tem sido exemplar, contribuindo para um grande desempenho do SNS e sendo reconhecido pela ausência de problemas que têm assolado outras unidades”, defendeu.
A carta, enviada a 16 de janeiro, aguarda resposta da ministra Ana Paula Martins e o agendamento de uma reunião que permita esclarecer a situação e garantir que a decisão final respeite o trabalho realizado e os interesses da comunidade.
Foto: DR