O município de Gondomar está a promover, até dia 3 de novembro, uma campanha solidária de esterilização de animais de companhia. Esta iniciativa abrange os cidadãos residentes no concelho que sejam proprietários de cães e gatos com mais de seis meses de idade.
De acordo com a nota de imprensa, “o controlo das populações de animais e o seu bem-estar” são dois dos objetivos da ação que visa, ainda, “sensibilizar para a problemática do abandono, além de promover a saúde pública”.
A autarquia explica que as candidaturas devem obedecer a alguns critérios, como o preenchimento correto de um formulário (disponibilizado no site do município), um comprovativo de residência no concelho; documento de identificação do animal de companhia (DIAC) com registo em Gondomar e devidamente atualizado; cópia do boletim sanitário com a vacina antirrábica válida (canídeos), caso esta não esteja presente no DIAC; e comprovativo de licenciamento válido (canídeos).
“Para este efeito, o atendimento presencial no Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG) será realizado por sistema de senhas, às segundas e quartas-feiras das 9h30 às 12h, e limitado a doze agendamentos em cada período”, informa o documento.
A segunda fase desta campanha surge como resposta da Câmara à elevada procura que a iniciativa teve entre os meses de abril e junho de 2022.