Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal de Gondomar irá votar a proposta de contrair um empréstimo de 6,5 milhões de euros para o prolongamento do passadiço junto ao rio Douro. A informação foi divulgada pela autarquia esta quinta-feira, que planeia abrir um concurso internacional para a realização da obra.
De acordo com as propostas acessíveis à Lusa, o empréstimo de médio e longo prazo destina-se a financiar o prolongamento do Passadiço do Polis, que se estenderá por 3,45 quilómetros entre Gramido e Marecos, ao longo da Estrada Nacional 108, que liga o Porto a Entre-os-Rios. O prazo para o pagamento do empréstimo está estipulado em 20 anos.
O custo estimado da obra é de 6,1 milhões de euros, sem incluir IVA, e a autarquia prevê um prazo de construção de 18 meses. Para viabilizar o projeto, a Câmara planeia lançar um concurso público internacional.
O projeto inclui a construção de pontes sobre o rio, áreas de abrigo, zonas de paragem e descanso, espaços para ginástica e parques para bicicletas. Além disso, será instalado mobiliário urbano informativo (MUPI) nas extremidades do prolongamento do passadiço.
Quando concluído, o passadiço deverá se estender entre a Pousada do Freixo e Marecos, totalizando cerca de sete quilómetros de percurso. Esta iniciativa visa não apenas melhorar a acessibilidade à área ribeirinha, mas também promover a prática de atividades ao ar livre e a valorização do património natural da região.
Foto: CM Gondomar