A autarquia de Matosinhos já recebeu luz verde para a construção e reabilitação de 261 habitações sociais. O projeto será assegurado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujas candidaturas já receberam aprovação, em cerca de 37 milhões de euros.
Contudo, o orçamento global aprovado, até então, para os trabalhos ascende aos 42 milhões de euros.
A par da habitação, estão previstos equipamentos sociais de apoio à terceira idade e deficiência e projetos de auxílio a comunidades desfavorecidas.
“No âmbito do programa 1.º Direito, serão criados 105 novos fogos em dois edifícios devolutos localizados na Área de Reabilitação Urbana de São Mamede de Infesta que a Câmara de Matosinhos adquiriu para reabilitar. O concurso da empreitada será lançado ainda este ano”, refere o Município.
O projeto contempla 119 novas casas no conjunto habitacional de S. Gens e os primeiros 37 de 400 fogos municipais devolutos em vários empreendimentos serão reabilitados para realojar pessoas ao abrigo do regime do arrendamento apoiado, defende a autarquia. Todas as obras devem estar concluídas até ao final de 2026.
Para a construção e reabilitação de casas, a autarquia de Matosinhos contará com financiamento do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana. Os trabalhos deverão estar concluídos até ao final de 2026.