Numa tarde marcante de celebração e reconhecimento, a Câmara Municipal de Matosinhos homenageou o Movimento Associativo local como parte das comemorações dos 50 anos em Matosinhos. A cerimónia, realizada ontem, 25 de abril, começou com uma emocionante atuação da Banda de Matosinhos-Leça, interpretando o “hino do MFA – Movimento das Forças Armadas” e “Grândola Vila Morena”.
Posteriormente, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram distinguidos 148 dirigentes associativos das áreas da cultura, desporto, ação social, economia, proteção civil, juventude, educação e causa animal. Estes dirigentes, que exerceram funções de presidente de associações e/ou coletividades de Matosinhos durante uma década, receberam a Medalha de Honra de Matosinhos (Dourada).
A comunidade teve a oportunidade de acompanhar a cerimónia através de uma transmissão ao vivo num écran gigante colocado no exterior da autarquia.
Durante o evento, foi lida a proposta de atribuição da Medalha de Honra de Matosinhos (Dourada), apresentada pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, que destacou o papel vital do Movimento Associativo de Matosinhos no desenvolvimento social, cultural e económico do concelho.
Luísa Salgueiro afirmou: “No ano em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, data que marcou o início da democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu reconhecer e agradecer publicamente a entrega e a dedicação de todos os Presidentes de Associações e Coletividades do Concelho de Matosinhos que tenham exercido funções durante um período de 10 anos. Queremos reconhecer e assinalar publicamente, nesta data tão especial para a História do nosso País, o papel fundamental que o Movimento Associativo teve e continua a ter, enquanto agente de transformação social, na construção de uma sociedade democrática e participativa”.
Foto: CM Matosinhos