A Câmara Municipal de Matosinhos está empenhada na construção de um laboratório de investigação ambiental e agrícola, que ocupará o espaço anteriormente ocupado pelo antigo Raf Park, localizado em Santa Cruz do Bispo.
Segundo informações adiantadas pelo Jornal de Notícias (JN), entre maio e junho deste ano, a autarquia lançará um concurso de planeamento estratégico, que incluirá também a reflorestação do Monte São Brás até ao Corredor Verde do rio Leça.
O projeto, cuja conclusão está prevista para um período de dez anos, tem previsão de iniciar no final deste ano, conforme relatado pelo mesmo jornal.
O novo centro de investigação concentrar-se-á no estudo da qualidade das águas e ribeiras do concelho, assim como no tratamento de solos e questões relacionadas com a agricultura e o ambiente. Esta informação foi confirmada pela vereadora do Ambiente, em declarações ao JN.
Está previsto que o laboratório conte com o apoio de entidades universitárias e cooperativas agrícolas, visando promover a investigação e o desenvolvimento nestas áreas tão importantes para o município de Matosinhos.