Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá convidar 900 comerciantes da cidade para participarem numa jornada de reflexão sobre o comércio local, agendada para o dia 4 de setembro. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, durante a última reunião do executivo camarário.
Segundo Joaquim Jorge, esta iniciativa é uma “experiência piloto” que visa envolver os comerciantes da área urbana identificada para discutir o futuro do setor. “Queremos avançar com um plano de ação estratégico para revitalizar o comércio local, mas, antes, queremos ouvir os contributos dos comerciantes e construir uma visão conjunta”, afirmou o autarca.
A Câmara já tem algumas medidas em mente, mas optou por não divulgá-las de imediato, esperando obter contribuições dos comerciantes antes de finalizar o plano. A ideia é garantir que a revitalização comercial seja fruto de um esforço colaborativo entre o município e os empresários locais.
Além disso, a jornada servirá para discutir a participação ativa dos comerciantes em grandes eventos da cidade, como o Mercado à Moda Antiga, Noite Branca e as festividades de Natal. A implementação das primeiras medidas do plano estratégico está prevista para 2025, com uma verba a ser incluída no orçamento municipal desse ano.
“Queremos que o futuro comercial de Oliveira de Azeméis seja moldado por todos nós”, concluiu Joaquim Jorge.
Foto: DR