A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá iniciar, na próxima semana, um pacote de obras no valor de 2,8 milhões de euros, com o objetivo de melhorar cerca de 150 estradas do concelho que apresentam “enormes sinais de desgaste”. O investimento abrange um conjunto de três empreitadas, que variam de troços de apenas 250 metros até vias com 2,3 quilómetros de comprimento, totalizando mais de 400.000 metros quadrados de piso a ser intervencionado.
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, destacou que as obras focar-se-ão principalmente na repavimentação das vias, uma vez que muitas delas se encontram danificadas devido ao uso intenso e, em algumas freguesias, pelo impacto das obras de implementação das redes de água e saneamento.
O município, que abrange 19 freguesias, tem intervenções previstas em 17 delas. As freguesias de Ul e Madaíl não serão alvo de obras nesta fase. Cucujães será a localidade que irá receber mais intervenções, com um total de 20 vias a serem requalificadas. Seguem-se Oliveira de Azeméis, com 17 artérias para recuperar, e Santiago de Riba Ul, com 15.
Joaquim Jorge Ferreira admitiu que o início das obras foi adiado devido a um “processo moroso de obtenção do visto pelo Tribunal de Contas” para as três empreitadas necessárias. Contudo, com a resolução deste impasse, o autarca sublinha que a intervenção em 150 artérias é fundamental para a melhoria da mobilidade no concelho de 163 quilómetros quadrados.
Este projeto é descrito por Ferreira como o “maior investimento de sempre em rede viária” no município. O presidente da Câmara garante que o objetivo da autarquia é continuar a investir na requalificação das vias, promovendo uma maior segurança, conforto e fluidez na circulação, e adianta que novos procedimentos estão a ser finalizados para continuar o trabalho de requalificação das estradas que ainda se encontram em mau estado.
Foto: DR