A Unidade de Saúde Mental do Hospital S. Sebastião está mais próxima de se tornar uma realidade. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira assinou na passada terça-feira (26 de outubro), a escritura de compra de um terreno e edifício contíguos ao hospital, com uma área de 10.000m2, onde será criada a Unidade de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV).
Após a assinatura da escritura, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa fez questão de dizer aos jornalista que, “Este é um momento histórico para os feirenses, mas também para os 350 mil utentes abrangidos pelo CHEDV”, “É histórico porque acautela que o nosso hospital irá conseguir dar resposta a um dos grandes dramas atuais da sociedade, a saúde mental”.
Na opinião do autarca, esta é “uma área clínica muito importante, não só devido a patologias como o Alzheimer, mas a outro tipo de problemas do foro mental existentes e que a pandemia da COVID veio agravar”
A Câmara da Feira avança assim com a compra efetiva do terreno de 10.000m2 e do edifício, pelo valor de 1,5 milhões de euros, para posterior cedência ao CHEDV, garantindo que o território irá abrir a sua própria unidade de saúde mental, “no local que melhor serve o hospital e as populações”.