Câmara de Vila do Conde contra corrida de touros em Bagunte
Câmara de Vila do Conde contra corrida de touros em Bagunte

Câmara de Vila do Conde contra corrida de touros em Bagunte

Partilhar:

Dia 23 de julho em Bagunte, Vila do Conde, um mês depois em Baião. Seriam duas corridas de touros para “prestar homenagem às praças da Póvoa de Varzim e de Viana do Castelo” (já desativadas) e mostrar “que a tauromaquia está viva no norte do país”, mas a Câmara de Vila do Conde já disse que não vai autorizar.

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, garante que não irá permitir a realização da corrida em Bagunte. “Nunca ninguém falou connosco. Fomos surpreendidos pelo anúncio. Vila do Conde não é terra de touradas e nós dizemos, de forma firme, que não queremos isto em Vila do Conde. Não é nada contra as touradas. Onde é tradição, cada um sabe de si. Aqui não é”, afirmou.

O licenciamento da atividade em si cabe à Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), mas “há outras autorizações que ficam nas mãos das autarquias (nomeadamente, relativamente ao ruído)” e dependentes ainda de pareceres da autoridade policial competente (GNR, no caso) e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Os dois espetáculos iam decorrer em praças amovíveis, a montar em terrenos privados, e prometiam “cartéis de excelência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *