Câmara do Porto anuncia vencedores da “Bolsa Filmaporto”

Câmara do Porto anuncia vencedores da “Bolsa Filmaporto”

09/11/2021 0 Por admin
Partilhar:

A Câmara Municipal do Porto aprovou na passada segunda-feira as cinco bolsas vencedoras da primeira edição das “Bolsas Filmaporto”, cujas candidaturas decorreram ao longo do mês de julho.

“Quase me lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, “O Pátio do Carrasco”, de André Gil Mata, e “A Hora da Estrela”, de Rita Barbosa foram as candidaturas selecionadas pelo júri para a atribuição da “Bolsa Neves”. Por sua vez, “O Pão”, de Lúcia Prancha, e “Grito”, de Luís Costa, venceram a “Bolsa Pascaud”.

As cinco bolsas em causa serão apoiadas com um valor total de 20 mil euros cada.

O programa, que pretende “estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto” e “promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade”, rececionou um total de 53 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Américo Santos, Paulo Cunha e Filipa Reis.

Recorde-se que estavam duas modalidades de apoio a concurso, dirigidas “a diferentes públicos”: a bolsa António Neves e a bolsa Edmond Pascaud.

Enquanto a primeira se destina a “artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto”, a segunda é dirigida a “artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho”.