Câmara do Porto aprova verba do Fundo de Apoio ao Associativismo
Câmara do Porto aprova verba do Fundo de Apoio ao Associativismo

Câmara do Porto aprova verba do Fundo de Apoio ao Associativismo

Partilhar:

oi aprovada, esta segunda-feira por unanimidade do Executivo municipal, a atribuição de uma verba de 875 mil euros, no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo.

A proposta, assinada pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, vem depois de, em 2022, ter sido transferido diretamente para as freguesias/uniões de freguesia a competência de implementação do programa.

De acordo com Rui Moreira, “é vontade do Município cooperar com as freguesias e com as comunidades e associações locais”, desafiando os executivos de freguesia a selecionarem projetos “de reconhecida idoneidade, mérito e prestígio”, que cumpram as condições de atribuição do apoio.

A seleção dos projetos que vão beneficiar do apoio cabe, por isso, às freguesias. Já a distribuição das verbas é da responsabilidade da Câmara do Porto. Segundo o site ‘Porto.’, será atribuído um valor global máximo de 120 mil euros por freguesia/união de freguesias, que deverá ser entregue às associações selecionadas. No máximo, serão destinos 40 mil euros para projetos de infraestruturas e 20 mil euros para projetos diversos.  

Para além destes valores, a autarquia vai comparticipar cinco mil euros por freguesia/união de freguesias, para cobrir “custos com a implementação desta iniciativa”, salientou Rui Moreira. 

O Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo foi criado em 2019 e surgiu para “aprofundar modelos de apoio ao associativismo da cidade e incentivar a sua atividade e renovação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *