Câmara do Porto entrega à Sociedade Portuguesa de Autores a Casa António Rebordão Navarro

Câmara do Porto entrega à Sociedade Portuguesa de Autores a Casa António Rebordão Navarro

22/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A Câmara do Porto irá reabilitar a casa de António Rebordão Navarro, que foi doada em testamento à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), para abri-la como residência artística polivalente.

O acordo foi feito após uma reunião entre o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o presidente da SPA, José Jorge Letria, realizada na semana passada, nos Paços do Concelho e prevê também a criação de um prémio literário em homengem ao escritor.

O prémio, com periodicidade anual, estará ao encargo da autarquia que se prontifica a requerer “500 exemplares à editora que der a chancela à obra vencedora na área da ficção narrativa”. O regulamento será agora esboçado pelas duas entidades.

A casa “será confiada à autarquia do Porto, em regime de direito de superfície, por um período de 20 anos”, uma vez que a SPA reconhece não estar disponível “para realizar uma dispendiosa intervenção financeira na casa”.

Apesar da autarquia tomar conta da casa e tudo o que envolve, a mesma garante que a SPA não será apartada das decisões que forem tomadas: “Beneficiará com a cedência em direito de superfície e acompanhará todo o processo de intervenção liderado pela Câmara do Porto”.

“A SPA congratula-se com a obtenção deste acordo com a Câmara do Porto, já que durante anos, apesar das várias diligências efetuadas, não foi possível encontrar uma solução que garantisse a preservação da casa do escritor e a sua colocação ao serviço da comunidade cultural portuense, como era desejo de António Rebordão Navarro”, assinala a sociedade em comunicado.

António Rebordão Navarro nasceu no Porto em 1933 e morreu em 2015, aos 82 anos, na sua casa no Porto.