A Câmara Municipal do Porto iniciou, nesta segunda-feira, as obras de pedonalização da Rua de S. João, localizada no Centro Histórico, na zona da Ribeira. Com um prazo de execução de 60 dias e um investimento de 82 mil euros, a intervenção visa a “alteração superficial do arruamento”, conforme informado pela autarquia. O projeto envolve o nivelamento da via e das áreas de estacionamento com a cota dos passeios, mediante o levantamento e reassentamento do pavimento em calçada de granito.
Simultaneamente, arrancou a requalificação da Rua de Santos Pousada, entre a Rua da Constituição e a Rua do Moreira. Esta obra, com um valor de adjudicação de 500 mil euros e um prazo de execução de 120 dias, tem como objetivo substituir a faixa de rodagem existente, composta por paralelepípedos de granito, por um novo pavimento em betão betuminoso. A intervenção pretende melhorar a segurança da via, eliminando irregularidades e minimizando o ruído provocado pela circulação de veículos.
Além disso, o projeto contempla o alargamento do passeio no lado poente, entre a Rua do Monte Tadeu e a Travessa Anselmo Braancamp, onde será criada uma passadeira sobrelevada. A obra inclui ainda a instalação de um protótipo de estrutura para recolha e retenção de águas pluviais, estilo “rain garden”, que permitirá aumentar a absorção do escoamento da chuva pelo solo.
Estas intervenções fazem parte do plano da Câmara do Porto para melhorar a mobilidade e as condições de segurança nas vias da cidade, promovendo ao mesmo tempo a sustentabilidade urbana.
Foto: DR