Câmara Municipal de S. João da Madeira Vai Criar Mais 43 Habitações em Casaldelo

Câmara Municipal de S. João da Madeira Vai Criar Mais 43 Habitações em Casaldelo

16/12/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de S. João da Madeira anunciou a aquisição de quatro lotes de terreno na Avenida de Casaldelo com o objetivo de construir 43 novas habitações sociais. Esta medida visa responder à longa lista de espera de cerca de 400 famílias, reafirmando o compromisso da autarquia em descentralizar a oferta de habitação e garantir soluções acessíveis e adequadas para todos.

“Estamos a resolver este e outros problemas que têm décadas, oferecendo habitação digna a preços adequados e acessíveis para todos. A cidade está a ser transformada e construída para o futuro, com um compromisso claro de descentralizar a habitação social”, afirmou Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal, durante a visita ao local.

O projeto inclui a regeneração de um terreno que atualmente alberga um edifício abandonado e incompleto. A estrutura deste edifício, que remonta a uma fase de insolvência de há várias décadas, será recuperada e complementada por mais três prédios. Além de proporcionar novas habitações, a regeneração contribuirá para a revitalização urbana da zona de Casaldelo.

Alinhado com o programa nacional “1.º Direito”, que visa aumentar a oferta de habitação pública, este projeto será financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No âmbito deste programa, a Câmara tem adquirido imóveis privados desocupados para criar novas unidades de habitação social. Exemplos disso são os antigos edifícios do Núcleo do Sporting e da antiga fábrica de calçado na cidade, que estão a ser adaptados para habitação social, bem como a reabilitação recente de prédios devolutos pertencentes aos Serviços Sociais da PSP e da GNR.

“Esta aquisição é mais um exemplo do trabalho da autarquia para oferecer soluções habitacionais que respondam às necessidades da população, sem concentração excessiva em apenas uma zona”, afirmou o autarca. Com este conjunto de iniciativas, S. João da Madeira avança com a sua estratégia local de habitação, garantindo que mais famílias tenham acesso a uma habitação digna e acessível, contribuindo para o crescimento equilibrado e sustentável da cidade.

Foto: CM São João da Madeira